sábado, 26 de março de 2011

Movimento Viola e Cantoria

Viola e Cantoria é um movimento de cunho artístico cultural que trabalha no sentido de resgatar e mostrar a música brasileira de qualidade com foco inicial na música raiz e viola caipira, estendendo-se a outros gêneros e instrumentos, sempre buscando o que há de melhor na cultura musical brasileira, principalmente no Nordeste.
A finalidade é tornar conhecido e dar apoio ao trabalho de artistas que, muitas vezes, por produzirem obras musicais fora dos padrões estéticos da mídia de massa, muito mais próximas da cultura popular e do cotidiano das gentes simples, não são valorizados comercialmente e, como conseqüência, são condenados ao anonimato e seu precioso trabalho permanece desconhecido. Por outro lado, a indústria cultural, que massifica estilos e promove a padronização do gosto, exerce seu domínio sem resistências.
Assim, o movimento "Viola e Cantoria" procura oferecer a esses cantadores e violeiros — que, como promotores da cultura popular, possuem um compromisso natural com a identidade cultural de nossa terra e, portanto, com a consciência, a liberdade e a cidadania — a oportunidade de mostrar sua criação.
Enfim, o Movimento "Viola e Cantoria" tem a finalidade de resgatar e divulgar a arte de compositores, violeiros, cantadores e também daquele caboclo que toca a violinha no terreiro da sua casa inspirado por passarinhos e cantigas de vento, grilos, cigarras e todos os elementos de um mundo simples.
Como movimento cultural, "Viola e Cantoria" tem compromisso com outros aspectos da riquíssima cultura brasileira. Por isso também resgata e divulga: Literatura, Música Instrumental Brasileira, Artes Visuais, Artes Cênicas e outras.
Entre as ações do movimento estão a realização periódica na nossa chácara Tapera Velha em Quatro Barras/Pr., sede oficial, o evento "Viola e Cantoria" com objetivo de reunir violeiros e cantadores profissionais ou amadores para, em clima de informalidade, confraternizar, trocar idéias, experiências e dar uma canja de viola, apresentando a nossa boa música caipira.
Também contamos com o programa Brasil Caboclo da Rádio Paraná Educativa AM630, que abre suas portas para mostrar o trabalho dos artistas profissionais ou amadores com ênfase na música raiz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário